Home / Política / Ex-prefeito de Balneário Camboriú lança livro sobre gestão municipal

Ex-prefeito de Balneário Camboriú lança livro sobre gestão municipal

Ex-prefeito de Balneário Camboriú lança livro sobre gestão municipal

O ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, lança o livro ‘Planeje o excelente, governe o possível e entregue o inimaginável’ em todo o Brasil. A obra, publicada pela Editora Gente, apresenta a experiência do autor na gestão pública, com o objetivo de inspirar e capacitar gestores municipais.

Ineficácia na gestão municipal

De acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), 76% das prefeituras brasileiras apresentam gestão considerada ineficaz. O estudo aponta problemas estruturais, relacionados à falta de experiência dos gestores. No Brasil, são cerca de 5.569 prefeitos, sendo 295 em Santa Catarina. Muitos deles não possuem experiência administrativa ou preparo técnico.

Além disso, dados mostram que diversos prefeitos não possuem experiência prévia em gestão pública. Alguns são empresários, agricultores, líderes comunitários ou figuras políticas locais que assumem o cargo sem o devido preparo administrativo.

Ferramenta de gestão e capacitação

Diante desse cenário, o livro de Fabrício Oliveira pretende fornecer uma ferramenta de gestão, visando a capacitação dos gestores municipais no Brasil, com cases de sucesso reais e replicáveis. O autor, que se tornou referência nacional com o posicionamento da cidade de Balneário Camboriú, busca oferecer uma radiografia dos gestores brasileiros e mensurar o impacto do despreparo na administração pública.

A transformação de Balneário Camboriú

Fabrício Oliveira, responsável por transformar Balneário Camboriú em uma das cidades mais valorizadas do país, lançou a obra no dia 17 de outubro, na Livraria Catarinense do Balneário Shopping. O livro revela os bastidores da gestão que fez a cidade ser apelidada de “Dubai Brasileira” e narra a história de um homem que aprendeu a transformar crises em oportunidades.

Mais do que um relato político, o livro é um testemunho sobre propósito e humanidade. Fabrício compartilha momentos marcantes de sua trajetória, como a criação do Programa Abraço, referência nacional no combate à depressão e ao suicídio, e a decisão de abrir um hospital em 45 dias, durante a pandemia de Covid-19. A unidade tornou-se o primeiro hospital público da região especializado no enfrentamento da doença.

O alargamento da Praia Central

Paralelamente, o autor liderou a maior obra de alargamento de praia da América Latina, um projeto que ampliou a faixa de areia da Praia Central e posicionou Balneário Camboriú no mapa mundial do turismo e dos investimentos imobiliários. “Foi em plena pandemia, quando tudo parecia deserto, que escolhemos semear. O deserto não é tempo de morte; é tempo de oportunidade. Foi ali que a cidade floresceu”, afirma.

No livro, Fabrício resgata também o episódio que deu origem ao Programa Abraço: o dia em que recebeu o chamado para salvar uma mulher prestes a se jogar da janela do próprio apartamento. “Naquela semana, eu vivia a minha pior dor: a perda do meu irmão. Eu disse a ela que também precisava de ajuda. E foi quando percebi que, mesmo sem frutos visíveis, uma árvore ainda pode ser sombra na vida de alguém. Essa é a essência do propósito”, conta.

Liderança para tempos decisivos

Com prefácio de Paulo Vieira, PhD, o autor de O Poder da Ação, a obra une espiritualidade, gestão e psicologia aplicada para propor um novo modelo de liderança para tempos decisivos, pautado na coragem, na empatia e na autorresponsabilidade. “Esse livro não é só para gestores. É para todos que desejam entender seu chamado para fazer diferença na vida das pessoas, mesmo com seus erros e limitações”, diz Fabrício.

“Todos nós temos um propósito que é governar. Governar é cuidar. É imprimir identidade, pertencimento e amor naquilo que fazemos.” — Fabrício Oliveira

Marcado:

Deixe um Comentário