Fãs de O Senhor dos Anéis agora podem explorar a Terra-média de uma maneira diferente. O Grupo Editorial Pensamento lança no Brasil “O Tarô de O Senhor dos Anéis”, uma edição de luxo que une o universo de J.R.R. Tolkien ao simbolismo do Tarô.
Uma edição de colecionador
Este é o único baralho de tarô oficialmente licenciado da obra. A pré-venda já está disponível, com lançamento oficial em 1º de novembro de 2025, marcado por um evento especial em São Paulo.
O baralho de 78 cartas apresenta ilustrações originais de Tomás Hijo, premiado com o Tolkien Society Award de Melhor Ilustração em 2016. Seu trabalho já atraiu admiradores como Guillermo del Toro e Mike Mignola.

Para fãs e iniciantes
O livreto explicativo conecta cada carta a cenas da Terra-média, facilitando as interpretações. Assim, o deck é uma porta de entrada para fãs de Tolkien que são novatos no tarô.
Um time de especialistas
O guia que acompanha o kit foi escrito por Casey Gilly, roteirista de Star Wars Adventures e My Little Pony: Generations. A tradução é de Reinaldo José Lopes, doutor pela USP e tradutor de obras de Tolkien como “O Silmarillion” e “O Hobbit”.
A edição brasileira conta com apresentação de Cesar Machado, do canal Tolkien Talk, consultor tolkienista da HarperCollins Brasil e Amazon Prime.
O que vem no kit?
- 78 cartas ilustradas com personagens e cenas da obra de Tolkien.
- Guia prático de leitura com significados das cartas e tiragens.
- Bolsa de tecido aveludado e toalha de leitura temática.
- Diário para anotações das tiragens.
- Livreto exclusivo com nota do editor, apresentação de César Machado e prefácio de Reinaldo José Lopes.
“O Tarô de O Senhor dos Anéis” é, portanto, mais do que um item de colecionador. É uma ferramenta para fãs explorarem a mitologia tolkieniana guiados pelas cartas.
Ao combinar os contos heroicos de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, ao legado do tarô, este baralho lhe permitirá ter acesso às suas próprias e grandes aventuras.
— Casey Gilly, roteirista
Elogios à obra
Tomás Hijo é, na minha opinião, um dos grandes gravadores modernos.
— Guillermo del Toro, cineasta
Este é o meu novo baralho de tarô favorito… As ilustrações do século XII, do Rei Arthur, em estilo xilogravura, são perfeitas para o baralho.
— Resenha da Amazon






