Home / Cultura / Filme ‘Papagaios’ estreia no Rio em mostra gratuita

Filme ‘Papagaios’ estreia no Rio em mostra gratuita

Filme 'Papagaios' estreia no Rio em mostra gratuita

O premiado filme ‘Papagaios’, dirigido por Douglas Soares e estrelado por Gero Camilo e Ruan Aguiar, será a atração de abertura da mostra gratuita ‘Imaginários Cariocas’. A exibição ocorrerá no dia 8 de dezembro, às 19h30, na Cinemateca do MAM (RJ), com a presença do diretor e elenco.

Sátira social e suspense

Ganhador de quatro Kikitos no Festival de Gramado, o longa apresenta uma sátira social sobre os limites éticos da fama, em um suspense com mistério e comédia. A trama questiona o que o ser humano está disposto a fazer para aparecer na televisão.

Após ser exibido em diversos festivais, o diretor carioca Douglas Soares apresenta o longa-metragem ‘Papagaios’ no Rio de Janeiro. O filme colecionou prêmios, incluindo os quatro Kikitos no Festival de Gramado (Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular, Melhor Ator – Gero Camilo, Melhor Direção de Arte – Elsa Romero, e Melhor Desenho de Som – Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes).

Mostra gratuita no MAM

Além disso, o filme recebeu o prêmio de Melhor Atuação (Best Performance – Gero Camilo) no Bravo Film Festival, em Los Angeles, e de Melhor Ator (Gero Camilo), Melhor Montagem (Allan Ribeiro), Melhor Fotografia (Guilherme Tostes) e Melhor Roteiro (Douglas Soares), no 24º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. Agora, chega à capital carioca na programação da mostra gratuita ‘Imaginários Cariocas’.

O evento, que está em sua segunda edição, ocorre de 8 a 21 de dezembro, na Cinemateca do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, reunindo mais de 40 produções, entre curtas e longas, que propõem um mergulho nas múltiplas representações da cidade e de seus realizadores ao longo da última década.

Cartaz do filme Papagaios
Gero Camilo e Ruan Aguiar em ‘Papagaios’, de Douglas Soares – Crédito: Olhar Filmes

Enredo e elenco

O filme de abertura da mostra é ‘Papagaios’, que traz uma sátira social sobre os limites éticos da fama, em um suspense marcado por mistérios e uma pitada de comédia. A produção questiona o que o ser humano está disposto a fazer para aparecer na televisão. O ator Gero Camilo interpreta Tunico, o mais famoso ‘papagaio de pirata’ do Rio de Janeiro, um grande representante da classe que persegue repórteres para aparecer na TV.

Após uma matéria sobre um grave acidente em um parque de diversões, ele conhece Beto, interpretado por Ruan Aguiar, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Esse encontro revela a face oculta da busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias.

O elenco ainda conta com Leo Jaime, Angela Paz, Ernesto Piccolo, Babi Xavier, Claudete Troiano, Marcello Escorel, Roney Villela, Jorge Maya, Flávio Birman e Cristiano Lopes.

Serviço

A sessão de ‘Papagaios’ na mostra gratuita ‘Imaginários Cariocas’ ocorre no dia 8 de dezembro, às 19h30. Os ingressos podem ser retirados no site https://mamrio.byinti.com/#/ticket/ ou na bilheteria da Cinemateca. O diretor Douglas Soares, assim como os atores Gero Camilo e Ruan Aguiar estarão presentes na exibição. Do elenco, também participarão da sessão Babi Xavier, Angela Paz, Cristiano Lopes, Raul Franco, Ernesto Piccolo, Eduardo Grillo, Flavio Birman, Marcello Escorel, Jorge Maya e Maria Antônia.

Com produção da Glaz Entretenimento e Meus Russos, coprodução da Riofilme e distribuição da Olhar Filmes, ‘Papagaios’ tem estreia prevista para março de 2026.

Sobre a Mostra

De 8 a 21 de dezembro, a Cinemateca do MAM será palco de histórias que trarão diversas perspectivas do Rio de Janeiro. Em sua segunda edição, a mostra gratuita Imaginários Cariocas reunirá mais de 40 filmes, entre curtas e longas-metragens, que propõem um mergulho nas múltiplas representações da cidade e de seus realizadores ao longo da última década.

A primeira edição teve a proposta de um panorama histórico sobre a imagética do Rio ao longo de 100 anos de cinema. Esta segunda edição propõe pensar com mais urgência as transformações e permanências desse imaginário, aprofundando diversidades e camadas com três eixos temáticos que refletem sobre territórios, fantasmagorias e processos de transformação da cidade

— Felipe M. Bragança, curador

Marcado:

Deixe um Comentário