Home / Educação / EAD: Jovem supera desafios no AM para estudar

EAD: Jovem supera desafios no AM para estudar

EAD: Jovem supera desafios no AM para estudar

O dia 27 de novembro é o Dia Nacional da Educação a Distância. Nos últimos 10 anos, essa modalidade cresceu 326%, segundo o Mapa do Ensino Superior do Semesp. Atualmente, o EAD corresponde a 49,3% do total de matrículas no Brasil, praticamente metade do número geral.

Superando barreiras geográficas com EAD

Residente da comunidade Nossa Senhora das Graças, em Manacapuru (AM), Wilke Carneiro, de 21 anos, enfrenta desafios logísticos para cursar Licenciatura em Matemática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIASSELVI, marca da Vitru Educação. Durante a seca, ele caminha cerca de 30 minutos até um ponto onde o barco consegue navegar. Após a travessia, ainda segue de carro até o polo. No total, são até 2 horas e meia de deslocamento, considerando ida e volta.

É cansativo, mas cada prova realizada é um passo para o meu sonho. Sei que todo esse esforço vale a pena e cada dificuldade enfrentada hoje vai abrir portas no futuro.

— Wilke Carneiro, estudante

Gastronomia impulsionada pelo ensino a distância

Mônica Maria de Jesus Dias, de 47 anos, aluna da UniCesumar em Itabirito (MG), utilizou os conhecimentos adquiridos na graduação em Gastronomia para inovar em seu restaurante, localizado na região turística da “Rota de Jaguara”.

Se não fosse a UniCesumar, eu não teria tido a visão estratégica que o meu negócio precisava. Pude transformar e repaginar o meu restaurante.

— Mônica Maria de Jesus Dias, aluna da UniCesumar

Além de renovar o cardápio e a arquitetura do ambiente, o curso auxiliou no desenvolvimento de um prato autoral, que rendeu à empreendedora o segundo lugar no Festival Roteiro dos Sabores deste ano. Já formada, Mônica concluiu também uma pós-graduação em Gestão Estratégica em Negócios Gastronômicos e planeja seguir estudando.

Mesmo no EAD, eu me sentia em sala de aula, como se fosse uma mentoria particular. O que antes era só comida, agora virou experiência.

— Mônica Maria de Jesus Dias, aluna da UniCesumar

EAD como ferramenta de inclusão e transformação

Assim como ocorreu com Mônica, as perspectivas que o EAD trouxe para Wilke o fazem lidar com a falta de energia e a instabilidade da internet, que dificultam o uso da plataforma EAD. No entanto, ele segue em frente.

Para quem mora em locais como o meu, o ensino a distância é a única alternativa para fazer uma graduação. O EAD me deu a esperança de que posso fazer a diferença na vida de outras pessoas.

— Wilke Carneiro, estudante

Histórias como a de Wilke e Mônica ilustram o impacto do ensino a distância no Brasil, que cresce como ferramenta de democratização do acesso à educação superior. De acordo com o Mapa do Ensino Superior do Semesp, as matrículas em EAD aumentaram 326% nos últimos 10 anos, um reflexo do papel dessa modalidade na ampliação de oportunidades.

O estudo também revela que, entre 2022 e 2023, as matrículas em EAD cresceram 13,4%, alcançando 4,91 milhões de estudantes. A modalidade já corresponde a 49,3% do total de matrículas no Brasil, praticamente metade do número geral.

Vitru Educação e o compromisso com a democratização

A Vitru Educação tem o compromisso com a democratização do acesso à educação, por meio do qual as pessoas têm a oportunidade de transformar suas realidades. Presente em todo o território brasileiro, o grupo de ensino é detentor das marcas UNIASSELVI, UniCesumar e Rede Enem. Em cinco anos de atuação no setor, o grupo conta com 2.630 polos em todo o país.

Além disso, o acesso a conteúdos gratuitos de qualidade representa um diferencial importante para quem deseja ingressar no ensino superior. Nájla Vitória, 22, recém-formada em Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é um exemplo disso. Durante o 3º ano do Ensino Médio, em plena pandemia, conheceu a Rede Enem. Ao aproveitar os conteúdos gratuitos oferecidos, Nájla conseguiu organizar sua rotina de estudos e alcançar as notas necessárias para conquistar sua vaga na UFAM.

Essa é uma das quase um milhão de histórias sendo transformadas pela educação. Mas esse não é um ponto de chegada, é um impulso para irmos ainda mais longe. Independentemente da modalidade, acreditamos no poder transformador da educação de qualidade. E é dessa forma que promovemos um impacto real na sociedade, por meio de cidadãos capacitados para atuar em diferentes esferas, no presente e nos desafios que ainda estão por vir.

— William Matos, CEO da Vitru

Marcado:

Deixe um Comentário