A ADATA, fabricante de SSD e memória DRAM, marcará presença na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) no Brasil. A empresa pretende destacar suas iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança) e seus esforços na luta contra a crise climática.
Investimentos e Compromisso Ambiental
Nivaldo Gagliardo, Vice-Presidente de Operações da ADATA Brasil, ressalta a importância do papel da indústria na promoção da sustentabilidade. Segundo ele, é crucial o uso responsável de recursos naturais, a criação de produtos sustentáveis e a minimização das emissões decorrentes dos processos logísticos e de produção.
A indústria, bem como toda a sociedade, tem um papel relevante nas iniciativas que promovem a descarbonização e a sustentabilidade, por meio do uso responsável e eficiente de recursos naturais, da criação de produtos com características sustentáveis e de projetos que minimizam e compensam as emissões decorrentes de seus processos logísticos, administrativos e de manufatura.
— Nivaldo Gagliardo, Vice-Presidente de Operações da ADATA Brasil
De acordo com o relatório Brasil pelo Meio Ambiente (BPMA), empresas privadas no Brasil investiram cerca de R$ 48,2 bilhões em iniciativas ambientais em 2023. Atualmente, a ADATA investe na gestão e reporte de emissões de gases de efeito estufa e utiliza fontes renováveis de energia em seu processo de produção.
Ampliação do Portfólio Sustentável
A ADATA está ampliando seu portfólio de produtos “verdes” com a adoção de materiais reciclados (PCR). Além disso, a empresa investe na Geração de Energia Fotovoltaica na planta de Shuzhou, na China, que já propiciou uma redução de 770 toneladas de CO² equivalente.
Projetos Internacionais e Redução de Emissões
Na luta contra a emissão de gases poluentes, a ADATA implementou o Technical Electric Vehicle Charging System (TEVCS), um sistema de carregamento de veículos elétricos compatível com o Programa Padrão de Carbono Verificado (VCS). O projeto visa incentivar a construção de estações de carregamento através do desenvolvimento de créditos de carbono para pontos de recarga.
A empresa também firmou um Memorando de Entendimento com a Atenil SA para cooperação em soluções naturais de sumidouros de carbono e projetos relacionados a créditos de carbono, promovendo o reflorestamento e a restauração vegetal. Além disso, a ADATA combinou atividades culturais e criativas no projeto “Um Concerto, Uma Floresta”, uma iniciativa ESG para a Cultura com foco no plantio de árvores.
Iniciativas na Fábrica Brasileira
Na fábrica de semicondutores em Santo Antônio de Posse – SP, a ADATA está implantando um Sistema de Recuperação de Água Industrial com ultrafiltragem e osmose reversa. Este projeto visa reduzir em 75% o consumo de água para as operações industriais.
Metas Globais e IA para ESG
A ADATA colabora com iniciativas ambientais para alcançar metas estabelecidas em conferências como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris. Internamente, a empresa lançou um modelo de IA para ESG, projetado para otimizar os processos de sustentabilidade, desde a definição de metas até o acompanhamento do progresso e a resolução de problemas.
A ADATA lançou, internamente, o seu modelo de IA para ESG (Ambiental, Social e Governança), projetado para revolucionar todos os aspectos dos processos ESG da empresa. Dessa forma, queremos ampliar cada vez mais a sustentabilidade em cada processo da empresa.
— Vice-Presidente da ADATA
Ao aplicar a tecnologia de IA à gestão de riscos corporativos, a ADATA busca identificar e avaliar com precisão os riscos e oportunidades relacionados ao ESG, definindo metas e estratégias de sustentabilidade de forma mais precisa.






