Amanda Momente, especialista em inteligência artificial aplicada à moda e diversidade, marcará presença no Pop Plus, maior feira de moda plus size do Brasil e da América Latina. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
WonderDataset: Inclusão e tecnologia na moda
A participação de Amanda Momente no Pop Plus trará uma experiência futurista e inclusiva, com destaque para o WonderDataset, o primeiro banco de dados inclusivo da moda brasileira. Após dois anos de imersão, Amanda transformou seu conhecimento em moda, pesquisas e processos em um dataset próprio de referências, materiais, caimentos, modelagens e decisões criativas.
Essa infraestrutura permite que qualquer criador projete um sistema preciso para desenvolver, testar e aprimorar coleções de forma escalável. O WonderDataset é treinado com IA generativa e metadados corporais, conectando tecnologia, criatividade e inclusão, da formação técnica à experimentação com novas linguagens visuais.
Os bancos de dados públicos que definem ‘o corpo humano’ ficaram congelados no tempo. Se a indústria da moda pretende formar uma nova geração de estilistas preparada para o século XXI, precisamos atualizar urgentemente essas bases. Sem dados reais, diversos e mensuráveis, não existe modelagem precisa, inovação ou responsabilidade social. A próxima revolução da moda nasce da atualização do que consideramos corpo ideal e isso exige consolidar a existência desses dados que representem os corpos de hoje.
— Amanda Momente, AI Fashion Architect
Além das roupas: liberdade e movimento
A especialista busca ir além da roupa feita para corpos reais, unindo engenharia têxtil, nanotecnologia e modelagem. Seu principal objetivo é mostrar que é possível redesenhar a criação, a produção e a representação dos corpos na moda, revelando o papel dos algoritmos.
Para Amanda, esse movimento entrega algo raro na moda brasileira atual: roupas capazes de acompanhar todos os tipos de corpos no ritmo da vida real, favorecendo saúde, autonomia e o prazer de se movimentar. Além disso, ela observa que o impacto estimulou marcas como Centauro, Netshoes, Pantys e Posthaus a ampliarem sua presença no esporte e no varejo de moda.
Pré-lançamento multiplataforma no Pop Plus
A profissional apresentará o pré-lançamento do seu livro de forma coletiva, com o público participando ativamente. O principal diferencial é uma estratégia multiplataforma. Durante o evento, jornalistas, influenciadores e visitantes poderão experimentar um totem interativo onde será possível conversar com o bot criado para a jornada do livro.
Essa experiência imersiva traduz os “oito conceitos”, pilares criativos do projeto, em prompts que geram moda inclusiva e reflexões sobre corpo, estética e tecnologia, transformando conteúdo em vivência e aproximando inovação de afeto.
Ponto de virada na moda brasileira
Amanda Momente acredita que a moda brasileira está diante de um ponto de virada. “Quando combinamos inteligência artificial, bancos de dados estruturados e metodologias de design centradas no ser humano, abrimos espaço para uma moda que respira responsabilidade”, finaliza.
Uma indústria menos tóxica nasce quando o desenvolvimento de produtos começa pela empatia: compreender corpos reais, mapear necessidades e projetar soluções que respeitam quem veste e o planeta que sustenta tudo. Essa é a infraestrutura de moda do futuro.
— Amanda Momente, AI Fashion Architect






