Home / Inclusão / Livro infantil ensina Libras e sentimentos de forma inclusiva

Livro infantil ensina Libras e sentimentos de forma inclusiva

Livro infantil ensina Libras e sentimentos de forma inclusiva

As últimas pesquisas do IBGE (2022) revelam que o Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas com deficiência. Dentro da comunidade surda, estima-se que apenas 2,7 milhões utilizam a Libras como principal forma de comunicação. Nesse contexto, o lançamento do livro “Em Família da Libras – Sentimentos” surge como uma ferramenta importante para promover a inclusão.

Inclusão em foco no Dia da Inclusão

O Dia da Inclusão (10/12) é uma oportunidade crucial para reforçar a urgência do acesso universal aos serviços básicos. É fundamental garantir que todas as pessoas sejam atendidas com respeito às suas singularidades e com a integração necessária para uma experiência verdadeiramente inclusiva.

Nesse contexto, o professor de linguagem de sinais e escritor Filipe Macedo, que também é pessoa com deficiência auditiva, apresenta “Em Família da Libras – Sentimentos”. A obra convida crianças, famílias e educadores a reconhecerem, nomearem e expressarem emoções por meio de uma abordagem acessível e sensível.

Diversidade e inclusão

O lançamento celebra a diversidade ao representar crianças com diferentes características, incluindo pessoas com mobilidade reduzida e diferentes origens. Desse modo, reforça valores como respeito, empatia, acolhimento e pertencimento.

Ao longo das páginas, os leitores conhecem os sinais de cada sentimento e acompanham uma poesia que apoia o reconhecimento e a nomeação das sensações do cotidiano. Além disso, as ilustrações reforçam o compromisso com a inclusão, apresentando crianças em diferentes contextos e características.

Você sabia que as mãos podem conversar? E que tal aprender com elas a se expressar? Você vai ler com o seu coração, sem julgamentos. Venha sinalizar com este livro os seus sentimentos.

— Filipe Macedo, escritor

Autor compartilha sua experiência

Filipe Macedo, contador de histórias e pessoa com deficiência auditiva, encontrou na Libras um caminho para expressar seus sentimentos desde 2006. Com seis livros infantis publicados, ele utiliza a experiência e sensibilidade para aproximar leitores surdos e ouvintes. O objetivo é incentivar famílias a conversarem sobre emoções e descobrirem novos modos de brincar e aprender juntas.

“Família da Libras – Sentimentos” é uma obra que celebra a comunicação em todas as suas formas. Trata-se de um convite para que cada criança se veja nas páginas, sinta-se acolhida e possa, com poesia, afeto e sinais, transformar o mundo ao seu redor em um lugar mais inclusivo e amoroso.

Marcado:

Deixe um Comentário