Caju lança o primeiro guia gastronômico para refeições de trabalho. Almoços, jantares e cafés podem ir muito além de uma pausa na rotina, representando momentos para fechar negócios, trocar ideias com a equipe, tomar decisões estratégicas ou buscar inspiração. De olho no papel especial que as refeições ocupam no dia a dia do trabalhador brasileiro, a Caju lança o Guia Caju, o primeiro guia gastronômico para refeições de trabalho.
Sete categorias para facilitar a escolha
O guia é dividido em sete categorias: Para fazer negócio (casas para reuniões de trabalho, com mesas mais reservadas), Entre uma reunião e outra (opções para comer bem e rápido), Pegando leve (pratos leves que sustentam), Para começar bem o dia (melhores cafés da manhã e brunches), Em equipe (restaurantes que comportam mesas grandes), Executivo (menus executivos de destaque) e Caiu o Caju (opções para quando o saldo do cartão está alto).
No Brasil, comer fora de casa já representa 53% do faturamento da indústria de alimentação e bebidas, de acordo com estudo da Globo Comportamentos Emergentes. Em 2024, os usuários do cartão Caju realizaram cerca de 80 milhões de transações em estabelecimentos de alimentação. Os dados mostram que comer fora — especialmente no contexto de trabalho — é uma prática consolidada e em expansão.
A Caju nasceu para levar mais sabor para a vida profissional de empresas e colaboradores. O diferencial desse guia gastronômico está no foco em refeições ligadas ao universo do trabalho. De reuniões matinais a encontros informais no fim do expediente, resolvemos mapear lugares que aliam boa comida, atmosfera adequada e praticidade. Mais do que um guia de restaurantes, é uma curadoria feita para quem deseja viver o dia a dia do trabalho de forma mais saborosa.
— Luiza Terpins, Gerente de Marketing na Caju
Mercado de foodservice em expansão
O Guia Caju nasce em um contexto promissor do setor, com o mercado brasileiro de foodservice sendo estimado em R$ 102 bilhões. Ainda, com projeções, segundo a consultoria Mordor Intelligence, de crescer 40% até 2029. Ao facilitar escolhas para almoço, reuniões, happy hour e outros momentos relacionados ao trabalho, a Caju entrega curadoria para que o dia a dia profissional seja mais saboroso e leve.
O Guia é mais um ativo que a Caju incorpora ao seu portfólio de soluções, reforçando o propósito da empresa de melhorar continuamente a relação entre companhias e colaboradores. A efetividade dessa proposta é refletida em dados gerais da Caju: 80% dos clientes afirmam que a empresa ajuda na atração e retenção de talentos, 30% relatam redução no tempo gasto com tarefas operacionais e 71% observam maior engajamento dos colaboradores.
Curadoria especializada
A curadoria para a escolha dos restaurantes fica por conta de Beatriz Marques. A jornalista foi redatora-chefe da revista Menu por 11 anos e colabora para outras publicações, como Elle, Robb Report, Espresso, além de acumular experiência como jurada d’O Melhor de São Paulo, da Folha de S. Paulo, do SP Gastronomia, do Valor/O Globo/CBN, do Prêmio Nossa de Bares e Restaurante, do UOL.
Restaurantes que já fazem parte do Guia Caju
A seleção inicial do guia traduz, na prática, a proposta de cada categoria. São restaurantes, cafés e bares escolhidos para diferentes momentos da rotina, do café rápido antes de uma reunião ao jantar que celebra o fechamento de um contrato. Entre eles:
- A Casa de Antonia – Localizada no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, combina ambiente acolhedor e cardápio versátil, ideal para conversas estratégicas.
- Paul’s Boutique – No Itaim, pizzaria de atmosfera descontraída, ótima para reuniões informais e encontros em grupo.
- Carrito Organic – Nos Jardins, oferece pratos orgânicos e opções leves, perfeitas para refeições rápidas ou happy hour saudável.
- Seu Quintal Comedoria – No Ipiranga, espaço amplo e clima caseiro, ideal para almoços tranquilos ou encontros com o time.
- Bottega Bernacca Ibirapuera – Dentro do Parque Ibirapuera, apresenta gastronomia italiana com vista privilegiada.
- Shakshuka – Em Perdizes, especializado na culinária do Oriente Médio, com opções que vão do almoço executivo ao happy hour.
Conteúdos e análises no Guia Caju
O Guia Caju não se limita a listar restaurantes. A proposta é também inspirar o leitor com conteúdos informativos e análises que explorem hábitos, tendências e curiosidades ligadas à alimentação no contexto profissional. A cada mês, novos conteúdos vão mostrar diferentes formas de aproveitar as pausas e encontros ao longo do dia de trabalho: seja para relaxar, trocar ideias ou experimentar algo novo.
Entre os primeiros destaques de conteúdo estão: Desconecte-se, com cinco lugares que oferecem, além de comida e bebida, um espaço para relaxar; Um (bom) café e a conta, em que grãos especiais garantem excelência ao fim da refeição; Sem arrependimentos, com cinco lugares que servem drinques sem álcool para o seu happy hour; e Pizza no almoço pode?, que apresenta quatro restaurantes que quebram com gosto esse tabu.






