Home / Varejo / Marketing digital e redes sociais ditam consumo no varejo

Marketing digital e redes sociais ditam consumo no varejo

Marketing digital e redes sociais ditam consumo no varejo

Nos últimos anos, o marketing digital, as redes sociais e os influenciadores se consolidaram como os principais motores de crescimento das vendas no varejo. Afinal, segundo pesquisa Consumer Pulse, os brasileiros passam, em média, mais de 9 horas por dia navegando na internet. Desse tempo, mais de 3 horas são dedicadas exclusivamente às redes sociais.

A influência digital no comportamento do consumidor

Para o empresário Fábio Príncipe, presidente da Vision Prince e fundador da Forever Liss, essa realidade não é apenas tecnológica, mas também comportamental. O consumo, principalmente dos jovens através das redes sociais, é significativo, com destaque para as categorias de moda, beleza e bem-estar, onde acabam sendo impactados por influenciadores e criadores de conteúdo.

O empresário destaca que, para as marcas, a parceria com criadores tornou-se estratégica pelo fato de os influenciadores oferecerem algo raro no ambiente digital: a confiança. Igualmente, Príncipe destaca que o avanço das soluções de compra integrada está aproximando ainda mais o conteúdo da conversão, tornando o processo mais fluido e aumentando a eficiência das campanhas.

Estratégias e dados

Além disso, Príncipe aponta que empresas que usam dados de comportamento, segmentação inteligente e inteligência artificial têm fortalecido o desempenho das estratégias, permitindo que suas marcas direcionem mensagens mais precisas e relevantes para cada perfil de consumidor.

No entanto, o especialista ressalta que o excesso de conteúdo, métricas infladas, falta de transparência em parcerias e saturação do usuário pode ocasionar uma redução do impacto das campanhas.

As marcas precisam estar atentas, inclusive ao perfil do influenciador e aos objetivos e visão das empresas, combinando autenticidade, governança e mensuração clara de resultados.

— Fábio Príncipe, presidente da Vision Prince e fundador da Forever Liss

O futuro do marketing digital

A ascensão do marketing digital e das redes sociais não apenas mudou o jeito de vender, mas o jeito de consumir. A disputa pela atenção agora é travada em segundos, entre um vídeo curto e outro. Nesse cenário, quem domina linguagem, dados e influência se posiciona à frente.

A influência digital, quando bem estruturada, deixa de ser tendência para se tornar pilar estratégico das marcas.

— Fábio Príncipe, presidente da Vision Prince e fundador da Forever Liss

Marcado:

Deixe um Comentário