A NVIDIA anuncia novos modelos abertos, frameworks e infraestrutura de IA para IA física, além de revelar robôs voltados para diversos setores, desenvolvidos por parceiros globais. Essas tecnologias aceleram fluxos de trabalho em todo o ciclo de desenvolvimento robótico, impulsionando a próxima onda da robótica, incluindo a criação de robôs generalistas-especialistas capazes de aprender rapidamente múltiplas tarefas.
Parceiros Globais Adotam a Tecnologia NVIDIA
Líderes globais da indústria, como Boston Dynamics, Caterpillar, Franka Robotics, Humanoid, LG Electronics e NEURA Robotics, estão utilizando o stack de robótica da NVIDIA para apresentar novos robôs movidos por IA. De manipuladores móveis a humanoides, as empresas mostram robôs e máquinas autônomas construídos com tecnologias NVIDIA.
Além disso, a NVIDIA lança novos modelos abertos NVIDIA Cosmos e GR00T e conjuntos de dados para aprendizado e raciocínio robótico, o Isaac Lab-Arena para avaliação de robôs e o framework de computação edge-to-cloud OSMO para simplificar fluxos de trabalho de treinamento. A NVIDIA e a Hugging Face integram modelos e bibliotecas abertas NVIDIA Isaac ao LeRobot para acelerar a comunidade open source de robótica.
O momento ChatGPT da robótica chegou. Avanços em IA física — modelos que compreendem o mundo real, raciocinam e planejam ações — estão viabilizando aplicações totalmente novas.
— Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA
Huang complementa: “O stack completo da NVIDIA, com processadores Jetson para robótica, CUDA, Omniverse e modelos abertos de IA física, capacita nosso ecossistema global de parceiros a transformar indústrias com robótica baseada em IA.”
Novos Modelos Abertos para Aprendizado e Raciocínio Robótico
Transformar as atuais máquinas caras, de tarefa única e difíceis de programar em robôs generalistas-especialistas capazes de raciocinar exige capital e expertise significativos para a criação de modelos fundamentais.
A NVIDIA está desenvolvendo modelos abertos que permitem aos desenvolvedores contornar o pré-treinamento intensivo em recursos e focar na criação da próxima geração de robôs e máquinas autônomas. Esses novos modelos, todos disponíveis no Hugging Face, incluem:
- NVIDIA Cosmos™ Transfer 2.5 e NVIDIA Cosmos Predict 2.5: modelos de mundo abertos e totalmente customizáveis que possibilitam a geração de dados sintéticos fisicamente baseados e a avaliação de políticas robóticas em simulação para IA física.
- NVIDIA Cosmos Reason 2: um modelo aberto de visão-linguagem com capacidade de raciocínio (VLM) que permite que máquinas inteligentes vejam, compreendam e atuem no mundo físico de forma semelhante aos humanos.
- NVIDIA Isaac™ GR00T N1.6: um modelo aberto de visão-linguagem-ação com raciocínio (VLA), desenvolvido especificamente para robôs humanoides, que possibilita controle corporal completo e utiliza o NVIDIA Cosmos Reason para aprimorar o raciocínio e a compreensão contextual.
Aplicações Práticas e Integrações
Franka Robotics, NEURA Robotics e Humanoid estão utilizando fluxos de trabalho habilitados por GR00T para simular, treinar e validar novos comportamentos robóticos. A Salesforce utiliza o Agentforce, o Cosmos Reason e o NVIDIA Blueprint para busca e sumarização de vídeos, analisando imagens capturadas por seus robôs e reduzindo em até duas vezes o tempo de resolução de incidentes.
Além disso, a LEM Surgical utiliza o NVIDIA Isaac for Healthcare e o Cosmos Transfer para treinar os braços autônomos de seu robô cirúrgico Dynamis, equipado com NVIDIA Jetson AGX Thor™ e Holoscan. A XRlabs utiliza Thor e Isaac for Healthcare para permitir que equipamentos cirúrgicos, começando por exoscópios, auxiliem cirurgiões com análises de IA em tempo real.
A IA física marca um ponto de inflexão para a robótica e as indústrias na América Latina. Com esses novos modelos abertos, estruturas e plataformas de computação, a NVIDIA está democratizando o desenvolvimento de robôs capazes de perceber, raciocinar e agir no mundo real.
— Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina
Aguiar finaliza: “Isso permitirá que empresas de todos os setores acelerem a inovação, aumentem a produtividade e levem a inteligência artificial do data center até a borda de forma mais eficiente e sustentável”.
Novos Frameworks Open Source para Simulação e Computação
A simulação escalável é essencial para treinar e avaliar robôs, mas os fluxos de trabalho atuais permanecem fragmentados e difíceis de gerenciar. O benchmarking frequentemente é manual e pouco escalável, enquanto pipelines de ponta a ponta exigem orquestração complexa entre diferentes recursos computacionais.
Pensando nisso, a NVIDIA lança novos frameworks open source no GitHub que simplificam esses pipelines e aceleram a transição da pesquisa para aplicações no mundo real.
NVIDIA Isaac Lab-Arena
O NVIDIA Isaac Lab-Arena é um framework open source, disponível no GitHub, que fornece um sistema colaborativo para avaliação e benchmarking em larga escala de políticas robóticas em simulação. Desenvolvido em estreita colaboração com a Lightwheel, o Isaac Lab-Arena se conecta a benchmarks líderes do setor, como Libero e Robocasa, padronizando testes e garantindo que as habilidades robóticas sejam robustas e confiáveis antes da implantação em hardware físico.
NVIDIA OSMO
Já o NVIDIA OSMO é um framework de orquestração nativo em nuvem que unifica o desenvolvimento robótico em um único centro de comando de fácil utilização. O OSMO permite definir e executar fluxos de trabalho como geração de dados sintéticos, treinamento de modelos e testes software-in-the-loop em diferentes ambientes computacionais — de workstations a instâncias híbridas em nuvem — acelerando os ciclos de desenvolvimento.
O OSMO já está disponível e é utilizado por desenvolvedores de robótica como a Hexagon Robotics, além de estar integrado ao ecossistema Microsoft Azure Robotics Accelerator.






