As power skills, que integram competências técnicas, cognitivas e comportamentais, estão ganhando destaque nas discussões sobre o futuro do trabalho e empregabilidade, principalmente em um mercado impactado pela tecnologia e inteligência artificial. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 44% das habilidades profissionais devem mudar até 2027.
A importância das habilidades humanas
O Fórum Econômico Mundial ainda aponta que 60% da força de trabalho global precisará passar por algum tipo de requalificação nos próximos anos. Embora as competências técnicas continuem relevantes, habilidades humanas como pensamento crítico, criatividade, comunicação, adaptabilidade e aprendizado contínuo estão entre as mais valorizadas para o futuro.
Esse cenário favorece o conceito de power skills, que vai além da divisão entre hard e soft skills. Ele destaca a importância de profissionais capazes de integrar conhecimento técnico com inteligência emocional, visão crítica e habilidades sociais – competências que não são substituídas por máquinas.
O que são power skills?
Com esse movimento, surgem dúvidas comuns sobre o desenvolvimento prático das power skills, as habilidades humanas mais valorizadas e as estratégias para reduzir o gap de competências nas equipes.
Para comentar o tema, a executiva de RH e fundadora da People Leap, Giovanna Gregori Pinto, está disponível para entrevistas. Ela possui mais de 20 anos de experiência em empresas e startups de rápido crescimento, como iFood e AB InBev (Ambev).
As power skills são essenciais para o futuro do trabalho, pois combinam habilidades técnicas com competências humanas que não podem ser replicadas por máquinas.
— Giovanna Gregori Pinto, executiva de RH e fundadora da People Leap
Tópicos que podem ser abordados:
- O que são power skills e por que ganham força com as transformações do mercado de trabalho;
- Habilidades humanas e cognitivas mais demandadas pelas empresas, segundo relatórios e a prática do RH;
- Como a inteligência artificial e a automação aumentam a importância das competências humanas;
- Dicas práticas para profissionais que desejam desenvolver power skills;
- O papel das empresas e das lideranças no desenvolvimento dessas habilidades.






