Home / Tecnologia / Alexa: uso da assistente de voz cresce no dia a dia dos brasileiros

Alexa: uso da assistente de voz cresce no dia a dia dos brasileiros

Alexa: uso da assistente de voz cresce no dia a dia dos brasileiros

A Alexa, assistente de voz da Amazon, está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Em 2025, seu uso cresceu de forma consistente, mostrando que a tecnologia por voz já faz parte do cotidiano, desde tarefas simples até momentos de lazer. Atualmente, cerca de 15 milhões de dispositivos com Alexa são utilizados mensalmente no Brasil.

Casa inteligente em expansão

O Brasil avançou significativamente na adoção de dispositivos de casa inteligente em 2025, com mais de 29 milhões de dispositivos conectados à Alexa, um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. Ao longo do ano, foram registradas mais de 4 bilhões de interações relacionadas à casa inteligente, demonstrando a crescente familiaridade dos brasileiros com essa tecnologia.

Este resultado é impulsionado pelo aumento na disponibilidade de dispositivos compatíveis com Alexa no Brasil, fabricados por diversas marcas nacionais e internacionais. Atualmente, existem mais de 3.000 dispositivos de Smart Home à venda que podem ser controlados por Alexa, incluindo lâmpadas, interruptores, tomadas, câmeras, controles remotos, fechaduras eletrônicas, sensores, ar-condicionado, alimentadores para pets, aspiradores robô, cortinas, máquinas de lavar, purificadores de ar e até torneiras.

Rotinas e produtividade impulsionadas pela Alexa

No último ano, os brasileiros executaram cerca de 2 bilhões de rotinas na Alexa. As rotinas são uma das funcionalidades mais práticas, permitindo que os usuários automatizem várias ações simultaneamente com um único comando de voz, um horário predeterminado ou outros gatilhos. Por exemplo, ao dizer “Alexa, acordei”, a assistente pode acender as luzes, informar a previsão do tempo, fornecer um resumo de notícias, tocar uma playlist e até ligar a cafeteira conectada a uma tomada inteligente.

Além disso, as rotinas podem ser configuradas para serem acionadas automaticamente em horários específicos, ao detectar movimentos ou sons, ou quando o usuário chega ou sai de casa. Além das rotinas, os brasileiros também fizeram uso intensivo de outros recursos de produtividade, com mais de 2 bilhões de interações com timers, lembretes e alarmes.

Compras por voz facilitam o dia a dia

No total, foram registradas mais de 370 milhões de interações relacionadas a compras, incluindo buscas por ofertas, consultas de preços, acompanhamento de status de pedidos, gerenciamento de listas de compras e até compras realizadas diretamente pela assistente de voz. Para garantir a segurança nas transações, a Alexa oferece diferentes opções de configuração, como a possibilidade de adicionar um PIN para autorizar compras, confirmar vocalmente cada pedido antes da finalização e até desabilitar completamente as compras por voz.

Música e entretenimento

Os brasileiros intensificaram o uso da Alexa como parceira de entretenimento, registrando quase 6 bilhões de interações relacionadas a áudio em 2025, incluindo música, podcasts e rádios. Nos dispositivos Echo Show, foram registradas cerca de 700 milhões de ações relacionadas a vídeos, sendo as principais solicitações: “Alexa, abrir YouTube”, “Alexa, abrir Netflix”, “Alexa, abrir Globoplay” e “Alexa, abrir Prime Video”. Entre os conteúdos mais buscados pelos clientes, destacam-se Maria Clara e JP, Patrulha Canina e Peppa Pig.

Alexa na cozinha: uma assistente versátil

A cozinha também se destacou, com 35 milhões de ações relacionadas a receitas, um crescimento de 58% em comparação com o ano anterior, mostrando que a Alexa é uma assistente cada vez mais versátil. No total, há mais de 200 mil receitas disponíveis dentro da Alexa, ajudando o cliente a verificar a lista de ingredientes (podendo adicionar todos na lista de compras com um simples clique ou comando de voz) e seguir o passo a passo na preparação do prato.

Segurança e privacidade

Todos os dispositivos Amazon, incluindo a família Echo e Fire TV, são projetados com a privacidade em mente. Nos dispositivos com Alexa, é possível controlar o microfone, visualizar e excluir gravações de voz, entre outras opções.

Marcado:

Deixe um Comentário