A Fundação Osesp e o Governo do Estado de São Paulo apresentam a Temporada Osesp 2025 na Sala São Paulo. Entre os dias 16 e 19 de outubro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta a Sinfonia Mágica, um programa especial sob a regência de Wagner Polistchuk, que também é trombone solista da Osesp. O evento contará com a participação do Coro Infantil da Osesp e a narração do ator Ícaro Silva.
Um ‘feitiço orquestral’ com Harry Potter
No repertório, o público poderá ouvir um verdadeiro “feitiço orquestral”, com a suíte Harry Potter, de John Williams. A obra recria em versão sinfônica a atmosfera dos filmes que marcaram diversas gerações. Prepare-se para relembrar temas memoráveis como Edwiges, O Mundo Maravilhoso de Harry, Natal em Hogwarts e muitos outros.
Além disso, o programa inclui o encanto do poema sinfônico O Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Dukas, que se tornou famoso na animação Fantasia (1940), de Walt Disney.
Os ingressos para as quatro apresentações da Sinfonia Mágica já estão esgotados. No entanto, a apresentação de sexta-feira (17/out), às 20h, será transmitida ao vivo, em exibição única, no canal oficial do YouTube da Osesp.
A magia da música de John Williams
Afinal, o que acontece quando um dos maiores compositores de trilhas sonoras da história do cinema cria a música para um fenômeno literário? O resultado é uma versão cinematográfica que conquista gerações, e cuja música se torna um grande sucesso. A Osesp, que preparou uma programação especial para os pequenos após o Festival da Criança, interpreta a trilha sonora dos filmes Harry Potter composta por John Williams (1932-).
Foi em 2001, quatro anos após o lançamento do romance de J. K. Rowling, que o primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, chegou aos cinemas. John Williams, autor de trilhas icônicas como Star Wars, E.T. e Indiana Jones, foi convidado para escrever a primeira trilha sonora. Instantaneamente, seus temas se tornaram sucessos e a base para os seis filmes seguintes da série, mesmo que o próprio Williams tenha sido o responsável por elas somente até o terceiro filme.
Harry Potter e a Pedra Filosofal apresenta temas específicos de personagens e um tema principal que foi reprisado e desenvolvido em todos os filmes. Esta é uma oportunidade inesquecível para todos os admiradores da música de John Williams e do universo do bruxinho Harry Potter.
Serviço
Sinfonia Mágica: John Williams e a trilha de ‘Harry Potter’
- 16 de outubro, quinta-feira, 20h00
- 17 de outubro, sexta-feira, 20h00 [Concerto Digital]
- 18 de outubro, sábado, 16h30
- 19 de outubro, domingo, 18h00
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz, São Paulo, SP
Capacidade: 1.388 lugares (Sala São Paulo)
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Esgotados
Estacionamento: Rua Mauá, 51
A Osesp
Desde seu primeiro concerto em 1954, a Osesp se tornou parte da cultura paulista e brasileira. A cada ano, a Osesp realiza em média 130 concertos para cerca de 150 mil pessoas. Thierry Fischer é o diretor musical e regente titular desde 2020.
Coro Infantil da Osesp
O Coro Infantil da Osesp, que estreou em novembro de 2000, é formado por meninas de 7 a 13 anos e meninos de 7 a 12 anos. Sob a orientação e regência de Erika Muniz, as crianças recebem aulas de solfejo, percepção musical e técnica vocal.
Wagner Polistchuk
Wagner Polistchuk é trombone solista da Osesp, onde também atua como professor de trombone e regência de sua Academia de Música. Já esteve à frente da Sinfônica Municipal de São Paulo, da Filarmônica de Mendonza, na Argentina, da Sinfônica Nacional do Peru (OSN) e da Hermitage, na Suíça.



