Inovação com propósito e criatividade tecnológica marcaram a presença do Serpro na segunda edição da Campus Party Weekend Piauí, realizada de 10 a 12 de outubro, em Teresina. O destaque foi o Ideathon Serpro – Piauí 2050: Construindo o Futuro Ideal, maratona de ideias que desafiou jovens e empreendedores a criar soluções tecnológicas e criativas para transformar o estado nas próximas décadas. A iniciativa mobilizou equipes em torno de um mesmo propósito: projetar um Piauí mais próspero, sustentável e inclusivo, alinhado às tendências de inovação e governo digital.
O Ideathon contou com 85 participantes, que formaram equipes durante o evento e desenvolveram suas propostas com o apoio de mentorias de negócios e oficinas de ideação conduzidas por especialistas do Sebrae e do Serpro. Após uma etapa de pré-pitch e avaliação técnica, 12 equipes foram selecionadas para a apresentação final diante da banca de jurados.
“A participação na Campus Party Piauí 2025 reforçou o compromisso da empresa com o estímulo ao empreendedorismo, à criatividade e à formação de talentos, especialmente entre os jovens do Nordeste, que estão ajudando a construir o Brasil digital do futuro”, avaliou o organizador do Ideathon do Serpro, Eliezer Trajano, gestor na superintendência de Inteligência de Negócio do Serpro.
Soberania digital e parcerias pelo desenvolvimento
No dia 10, o assessor da Presidência do Serpro, Márcio Jardim, representou a estatal na cerimônia de abertura da Campus Party. Em seu discurso, destacou o papel do evento e da tecnologia na construção da soberania digital brasileira. “O desafio que está posto pra nós é o do desenvolvimento tecnológico, porque falar em soberania hoje é, sobretudo, falar em soberania digital. E é por isso que o Serpro aposta e investe num evento como esse, um espaço de criatividade, de mentes inquietas, de criação e de produção de conhecimento”, declarou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, reforçou, em sua fala na abertura do evento, a importância da parceria entre o setor público e as empresas de tecnologia na promoção da inovação e do desenvolvimento regional. “Claro que a gente tem que aproveitar todo o programa que tenha disponível no governo federal, nas estatais, como o Serpro, e tantas outras instituições que estão construindo soluções para os problemas das empresas, dos cidadãos, dos governos. Por isso que a gente busca todas as oportunidades pra trazer investimentos pra cá, para que esses jovens, as empresas, possam testar, desenvolver e inovar”, concluiu.
Além disso, integrando a programação, Felipe Dário Santos, analista na equipe de Eliezer, apresentou a palestra “A Evolução da Experiência: de UX/CX à Engenharia da Experiência (XE) na era da IA”. A exposição abordou a transformação do design de experiência em tempos de inteligência artificial e Big Data, destacando a Engenharia da Experiência (XE) como uma nova fronteira que une design, ciência de dados e tecnologia para criar interações mais humanas, preditivas e escaláveis.
Maratona de ideias: conheça os vencedores do Ideathon
1º lugar – Agrolume
Sistema hidropônico inteligente que transforma a seca em sustentabilidade. A proposta apresenta um sistema de cultivo hidropônico inteligente, controlado por inteligência artificial e energia solar híbrida, capaz de reaproveitar 90% da água e se adaptar automaticamente às condições do ambiente. O Agrolume combina hidroponia de gotejamento fechado e automação em um único ecossistema integrado, garantindo produção eficiente mesmo em locais de difícil acesso à energia elétrica.
2º lugar – Segura Piauí
Aplicativo com botão de pânico que conecta cidadãos, vizinhos e autoridades em tempo real. A solução integra tecnologia, governo e solidariedade para proteger a população. O app funciona com baixa conectividade e possui interface acessível, permitindo o envio rápido de alertas e a geração de mapas de calor que podem subsidiar políticas públicas de segurança.
3º lugar – GreenMap
Mapa 3D interativo do Piauí que permite simular impactos ambientais. O projeto utiliza inteligência artificial para prever os efeitos de ações humanas sobre o meio ambiente. Com base em dados e simulações em 3D, o sistema oferece informações estratégicas para orientar decisões sustentáveis e apoiar o desenvolvimento ambientalmente responsável do estado.