Home / Tecnologia / Oracle AI Database 26ai: IA generativa impulsiona dados

Oracle AI Database 26ai: IA generativa impulsiona dados

Oracle AI Database 26ai: IA generativa impulsiona dados

Oracle AI World, LAS VEGAS – 14 de outubro de 2025 – O Oracle AI Database 26ai incorpora IA ao centro da gestão de dados, ampliando o compromisso da Oracle em ajudar os clientes a aplicar IA de forma segura a todos os seus dados, em qualquer lugar. Esse marco avança a visão “AI for Data” da Oracle, de um banco de dados nativamente orientado para IA, com o uso de IA em todo o stack de dados e desenvolvimento, incluindo AI Vector Search, IA para gerenciamento de banco de dados, IA para desenvolvimento de dados, IA para desenvolvimento de aplicações e IA para analytics. Agora, clientes podem executar fluxos de trabalho dinâmicos de IA agentic para oferecer respostas e ações sofisticadas que combinam dados privados do banco de dados com informações públicas.

A estratégia “AI for Data” da Oracle

“Projetando IA e dados juntos, o Oracle AI Database torna o ‘AI for Data’ fácil de aprender e fácil de usar”, disse Juan Loaiza, vice-presidente executivo de Oracle Database Technologies, Oracle. “Permitimos que nossos clientes entreguem facilmente insights de IA confiáveis, inovações e produtividade para todos os seus dados, em qualquer lugar, incluindo tanto sistemas operacionais quanto data lakes analíticos.”

A estratégia “AI for Data” da Oracle é aberta e onipresente. As funcionalidades de IA integradas ao Oracle AI Database oferecem aos clientes ampla flexibilidade na construção e implantação de aplicações de IA, incluindo suporte ao formato de tabela aberto Apache Iceberg, Model Context Protocol (MCP), LLMs líderes do setor, frameworks de IA agentic populares e modelos de embedding Open Neural Network Exchange (ONNX). A funcionalidade crítica do Oracle AI Database leva IA aos dados de forma segura, eficiente e confiável, onde quer que estejam – Oracle Cloud, principais clouds de hiperescala, nuvem privada ou ambiente local.

Proteção de dados contra ameaças quânticas

Além disso, o Oracle AI Database implementa algoritmos resistentes à computação quântica aprovados pelo NIST (ML-KEM) para criptografar dados em trânsito. Combinado ao suporte existente para criptografia resistente à computação quântica para dados em repouso, a abordagem de proteção de dados do Oracle AI Database é projetada para impedir que hackers coletem dados organizacionais agora e os decifrem futuramente usando computadores quânticos. Outros fornecedores implementaram algoritmos resistentes à computação quântica em suas arquiteturas de rede e armazenamento, ou em seus serviços de banco de dados, mas não em ambos.

“Uma IA excelente precisa de dados excelentes. Com o Oracle AI Database 26ai, os clientes obtêm ambos. É o único lugar onde os dados corporativos estão – atuais, consistentes e seguros. E é o melhor local para usar IA nesses dados, sem precisar movê-los”, disse Holger Mueller, vice-presidente e principal analista da Constellation Research. “Para simplificar e acelerar a adoção de IA, o AI Database 26ai inclui novos recursos de IA que vão além do AI Vector Search. Um destaque é a arquitetura do Agentic AI dentro do banco de dados da Oracle, permitindo que os clientes criem, implementem e gerenciem seus próprios agentes de IA internos usando uma plataforma visual sem código que inclui agentes pré-construídos. Enquanto a liderança da Oracle em bancos de dados convergentes para processamento transacional permanece inquestionável, a liderança em dados e IA cresce ainda mais.”

Atualização e novos recursos do Oracle AI Database

O Oracle AI Database 26ai é uma versão de suporte a longo prazo que substitui o Oracle Database 23ai. Os clientes podem simplesmente aplicar a atualização de outubro de 2025 para migrar do 23ai para os recursos atualmente disponíveis no 26ai. Os clientes recebem funcionalidades imediatamente disponíveis e estarão prontos para novos recursos assim que forem lançados. Não é necessário upgrade do banco de dados nem recertificação de aplicações. Recursos avançados de IA, como AI Vector Search, estão incluídos sem custo adicional.

Os recursos planejados para o Oracle AI Database 26ai incluem:

IA e Analytics para toda a empresa

Oracle Autonomous AI Lakehouse: Compatível com o formato de tabela aberto Apache Iceberg, permitindo verdadeira IA e analytics corporativos. Agora disponível nas quatro principais clouds de hiperescala – Oracle Cloud Infrastructure (OCI), Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud – e interoperável com Databricks e Snowflake nas mesmas nuvens. O Autonomous AI Lakehouse permite que os clientes aproveitem seus investimentos existentes e obtenham benefícios da IA para suas necessidades de negócio. O Autonomous AI Lakehouse oferece performance com Exadata e escalonamento serverless por uso.

Tecnologias Fundamentais de IA

  • Busca Vetorial Híbrida Unificada: Combina AI Vector Search com buscas relacionais, de texto, JSON, grafo de conhecimento e espaciais, permitindo a recuperação de documentos, imagens, vídeos, áudios e dados estruturados relacionados. Clientes podem combinar facilmente AI Vector Search com LLMs para pesquisar dados privados que um LLM possa combinar com dados públicos para responder questões de negócios.
  • Suporte ao MCP Server: Permite que agentes de IA baseados em LLMs acessem o banco de dados de uma organização para responder a perguntas utilizando raciocínio iterativo. Os agentes podem explorar múltiplos caminhos de solução e solicitar dados adicionais durante a análise para obter resultados mais precisos e completos.
  • Proteção de Privacidade de Dados Integrada: Garante regras sofisticadas de segurança, privacidade e conformidade no banco de dados. Inclui visibilidade de dados por linha, coluna e célula específica por usuário, além de mascaramento dinâmico de dados não autorizados. Também permite que a IA acesse diretamente o banco de dados via SQL ou outras APIs sem expor dados privados.
  • Oracle Exadata para IA: Acelera IA em escala ao entregar hardware e software projetados em conjunto para máxima performance e disponibilidade. O Exadata pode acelerar significativamente consultas vetoriais de IA, transferindo-as para o armazenamento inteligente do Exadata. O offload vetorial também funciona com a nova arquitetura Exadata Exascale, proporcionando elasticidade extrema e menor custo, estendendo benefícios para pequenas cargas de trabalho e organizações. Algoritmos exclusivos de RDMA (Remote Direct Memory Access) aceleram ainda mais a IA ao permitir acesso de ultra baixa latência e alta taxa de transferência de dados no armazenamento e entre nós de cluster. A classificação automática de dados oferece a baixa latência da memória, alta IOPS do flash e a capacidade do disco, ao mesmo tempo em que reduz o armazenamento utilizado com compressão híbrida em colunas (HCC). Por fim, o Exadata Database Service on Exascale Infrastructure suporta o Oracle Database 19c em OCI, Azure e Google Cloud, permitindo uma variedade ainda maior de cargas de trabalho utilizando o desempenho superior do Exadata.
  • Private AI Services Container: Oferece um ambiente pré-construído e testado para execução de instâncias privadas de modelos de IA, como modelos de embedding, LLMs open-weight e reconhecedores de entidades. O uso desse container reforça a segurança de cargas de trabalho de IA, já que os clientes podem evitar compartilhar dados com provedores terceiros de IA. Esse container pode ser implementado em qualquer lugar que o cliente escolher: em sua tenancy na nuvem pública, em nuvens privadas ou localmente.
  • Aceleração Oracle AI Database com NVIDIA: As APIs do Oracle AI Database 26ai para integração com provedores de LLM também suportam integração com microserviços NVIDIA NeMo Retriever. Dessa forma, o Oracle AI Database 26ai pode executar modelos de embedding vetorial ou implementar pipelines RAG utilizando microserviços NVIDIA NIM previamente provisionados. Além disso, o Oracle Private AI Services Container, que atualmente suporta execução com recursos de CPU, também foi projetado para suportar uso futuro de computação acelerada NVIDIA para embedding vetorial e geração de índices usando CAGRA (CUDA ANN GRAph-based algorithm) na biblioteca NVIDIA cuVS (GPU-Accelerated Vector Search).

IA para Desenvolvimento de Aplicações

  • Anotações de Dados: Ajudam a explicar o propósito, características e semântica dos dados para a IA. Essas informações adicionais permitem que a IA gere aplicações mais precisas e respostas de maior qualidade para perguntas em linguagem natural.
  • Modelo de Dados Unificado: Os modelos de dados relacional, JSON e de grafos foram unificados, simplificando enormemente o processo. Isso acelera a produtividade ao permitir que aplicações acessem os mesmos dados em formato relacional usando SQL, como documento JSON ou como grafo.
  • Select AI Agent: Permite construir, implementar e gerenciar agentes de IA dentro do Oracle Autonomous AI Database, com uma estrutura interna simples, segura e escalável. Permite ferramentas customizadas e pré-construídas, ferramentas externas via REST e servidores MCP, viabilizando automação de fluxos agentic em múltiplas etapas, acelerando a inovação e fortalecendo a segurança dos dados.
  • AI Private Agent Factory: Fornece um ambiente de criação e implementação de agentes de IA sem código. Esses agentes utilizam todo o poder, performance, escalabilidade e segurança da arquitetura convergente do Oracle AI Database. O agente pode ser executado em container em qualquer ambiente escolhido pelo cliente, ampliando a segurança dos dados – sem necessidade de compartilhá-los em clouds de terceiros.
  • APEX AI Application Generator: Para aumentar a produtividade dos desenvolvedores, a Oracle planeja disponibilizar ferramentas APEX de próxima geração que utilizam interfaces de linguagem natural para fornecer respostas confiáveis às perguntas dos usuários e gerar aplicações empresariais de alto nível.

Inovações Críticas para Missão

  • Oracle Database Zero Data Loss Cloud Protect: Protege bancos de dados Oracle on-premises contra perda de dados e ransomware usando o Oracle Zero Data Loss Recovery Service, em operação na OCI. Inclui proteção em tempo real para mudanças no banco de dados e possibilita recuperação rápida para qualquer ponto no tempo.
  • Banco de Dados Globalmente Distribuído: Suporta ultra escalabilidade e soberania de dados, permitindo que um único banco de dados lógico seja dividido em múltiplas partes e armazenado em diferentes servidores. A replicação integrada baseada em RAFT permite bancos de dados distribuídos ativos multi-master alternarem entre nós com zero perda de dados em menos de três segundos.
  • True Cache: Oferece uma cache intermediária única, transparente para aplicações, garantindo automaticamente a consistência transacional. Desenvolvedores não precisam criar código para preencher ou gerenciar dados no cache. True Cache traz todos os recursos do Oracle AI Database para caches intermediárias, inclusive Oracle SQL, Vector, JSON, Spatial e Graph.
  • SQL Firewall: Proporciona proteção escalável dentro do banco de dados contra atividades SQL não autorizadas e ataques de injeção, aumentando a segurança de todos os dados no banco.

Sobre a Oracle

A Oracle oferece suítes integradas de aplicações, além de infraestrutura segura e autônoma na Oracle Cloud.

Sobre o Oracle AI World

Oracle AI World é onde clientes e parceiros descobrem as últimas inovações em produtos e tecnologia, veem como a IA está sendo aplicada a vários setores e se conectam com especialistas e seus pares.

Aviso sobre Produtos Futuros

O conteúdo anterior destina-se a indicar a direção geral do produto. É apenas para fins informativos e não pode ser incorporado a nenhum contrato. Não constitui compromisso de fornecer qualquer material, código ou funcionalidade, e não deve ser usado como base para decisões de compra. O desenvolvimento, lançamento, cronograma e precificação de quaisquer recursos ou funcionalidades descritas para produtos Oracle podem mudar e permanecem sob critério exclusivo da Oracle Corporation.

Aviso de Declarações Prospectivas

As declarações deste artigo relativas a planos futuros, expectativas, crenças e intenções da Oracle são “declarações prospectivas” e estão sujeitas a riscos e incertezas significativas. Muitos fatores podem afetar as expectativas atuais da Oracle e seus resultados reais, podendo causar diferenças materiais nos resultados finais. Uma discussão sobre esses fatores e outros riscos que afetam o negócio da Oracle está contida nos arquivos da Oracle junto à Securities and Exchange Commission (SEC), incluindo os relatórios mais recentes no Form 10-K e Form 10-Q sob a seção “Fatores de Risco”. Esses arquivos podem ser consultados no site da SEC ou em oracle.com/investor. Todas as informações deste artigo são atuais até 14 de outubro de 2025 e a Oracle não assume obrigação de atualizar quaisquer declarações à luz de novas informações ou eventos futuros.

Marcas Registradas

Oracle, Java, MySQL e NetSuite são marcas registradas da Oracle Corporation. A NetSuite foi a primeira empresa em nuvem, marcando o início da nova era da computação em nuvem.

Marcado:

Deixe um Comentário