O musical Hairspray, estrelado por Tiago Abravanel, foi um dos grandes destaques da 12ª edição do Prêmio Bibi Ferreira, realizada na noite de ontem (15). A produção conquistou quatro troféus, incluindo Melhor Musical Estrangeiro, Melhor Visagismo em Musicais, Melhor Figurino e Melhor Coreografia. A cerimônia, que consagrou as principais produções do teatro musical brasileiro de 2025, ocorreu no Teatro Santander, em São Paulo.
Reconhecimento e impacto de ‘Hairspray’
Lígia Abravanel, diretora de Produção da Abrava Produções, expressou sua satisfação com o reconhecimento. “Produzir Hairspray foi um desafio e uma realização imensa. Ter nosso primeiro trabalho reconhecido pelo Prêmio Bibi Ferreira como Melhor Espetáculo Estrangeiro é a confirmação de que estamos no caminho certo — fazendo arte com verdade, excelência e propósito”, afirmou.
Hairspray reafirmou seu impacto no cenário artístico nacional ao unir técnica, humor e uma importante mensagem de inclusão. Além disso, a produção, que liderou as indicações do ano, destacou-se ainda mais pela estética e união do elenco e equipe criativa.
A trajetória até o prêmio
Um dos diretores e idealizadores do espetáculo, Tinno Zani, celebrou a conquista relembrando a trajetória até o reconhecimento.
Tudo o que vale a pena vale a luta. É impossível subir aqui e não entoar essa frase, que foi quase um mantra dentro do nosso processo criativo. Nós lutamos de todas as formas para que essa história fosse contada da forma mais íntegra possível.
— Tinno Zani, diretor e idealizador de Hairspray
Antonia Prado, também diretora e idealizadora de Hairspray, compartilhou a sensação de dividir a produção com pessoas tão especiais.
Hairspray foi um presente. Produzir e dirigir ao lado de irmãos a realização de um grande sonho. Não poderia ser mais especial, pois celebra justamente a força do coletivo, a entrega e o talento de todos os envolvidos!
— Antonia Prado, diretora e idealizadora de Hairspray
Equipe celebra o reconhecimento
Entre os depoimentos da equipe, Bruno, responsável pelo figurino premiado, destacou a emoção de assistir o reconhecimento do trabalho em equipe.
Ganhar o Prêmio Bibi Ferreira foi uma emoção e um presente por esse encontro de almas que existiu dentro do espetáculo. O trabalho do musical foi regado de muito amor, e assistir o esforço de cada pessoa ser reconhecido é muito gratificante.
— Bruno, responsável pelo figurino de Hairspray
Em seu discurso, Tiago Abravanel relatou estar grato em receber prêmios que reúnem uma classe e celebram o teatro musical.
Produzimos um musical desse porte pela primeira vez e sabemos o quanto foi desafiador, mas, acima de tudo, o que levamos desse trabalho é o respeito e amor que precisamos ter para cada profissional que está no palco ou atrás dele.
— Tiago Abravanel, ator e produtor de Hairspray
Relevância e impacto no teatro musical
O reconhecimento do Prêmio Bibi Ferreira, considerado o mais importante do teatro musical brasileiro, reforça a relevância de Hairspray na cena nacional. O espetáculo trouxe ao palco temas de representatividade e diversidade, alinhados à essência da história original da Broadway. Além disso, a produção consolidou Tiago e sua equipe como protagonistas de uma das produções mais marcantes do ano.





