A série “One Take Show”, idealizada pelos diretores Diana Boccara e Leo Longo, está conquistando o público e a crítica. A produção, que pode ser conferida no Globoplay e no Canal Bis, apresenta um novo formato na produção musical brasileira. Um dos seus grandes diferenciais é o uso de equipamentos de ponta da Canon.
Gravação com Canon EOS C400 garante qualidade
Os episódios da série foram filmados com a câmera cinema EOS C400 e lentes de cinema EOS da Canon. Essa escolha, segundo os diretores, foi crucial para encarar o desafio de gravações em plano sequência com 15 minutos de duração. De acordo com Leo Longo, a busca era por uma câmera leve e eficiente, mas robusta o suficiente para suportar longos dias de ensaios e filmagens, sem superaquecimento, mesmo sob uso contínuo.
O episódio de estreia da primeira temporada tem como convidado o cantor e compositor Jota.pê, vencedor de três Grammys Latinos. Além dele, a série conta com as participações de Melly, Bixarte, Sofia Freire, Luê, Rachel Reis, Josyara e Castello Branco.
Algo que me fascina nesta série é que cada episódio acontece num lugar diferente. Decidimos não ter um estúdio fixo. Todo ambiente que a gente escolhe filmar tem a ver com o perfil de cada artista e seu repertório de canções. E isso faz com que cada performance seja um pouco show, um pouco ficção, um pouco videoclipe. Essa narrativa híbrida é muito sedutora.
— Diana Boccara, diretora
Locações Inusitadas e Desafios Técnicos
Entre os locais selecionados para gravação, Leo Longo destaca o Jardim Botânico de São Paulo, palco do episódio de estreia. Além dele, a série também explora um parque de diversão e um museu de antiguidades.
Diana Boccara e Leo Longo, especialistas em plano sequência, também compartilham os desafios e perrengues dos bastidores de gravação no início de cada episódio. Para Diana, revelar o processo por trás de cada plano sequência, mostrando os bastidores e a tensão que antecede a gravação, faz o público se envolver com a experiência e ficar mais instigado a assistir aos “one takes”.
Vantagens da Câmera Canon EOS C400
Leo Longo enfatiza as vantagens da câmera cinema EOS C400 na produção. Segundo ele, o sensor full frame da Canon C400 foi fundamental para garantir excelentes resultados nas gravações, especialmente em ambientes de baixa luminosidade. Isso proporcionou imagens nítidas e livres de ruídos, mesmo durante as passagens mais críticas do percurso de câmera.
Ademais, foram utilizadas lentes CN da mesma família Canon, garantindo o padrão necessário para criar performances musicais sem cortes, com alto impacto estético e fidelidade à intenção dos artistas. A robustez e eficiência do equipamento permitiram ensaios e filmagens ininterruptos, essenciais para o plano sequência sem erros.
A produção também utilizou as lentes cinema CN-R Prime bocal RF da Canon, incluindo os modelos CN-R14mm T3.1 L F, CN-R20mm T1.5 L F, CN-R24mm T1.5 L F, CN-R35mm T1.5 L F, CN-R50mm T1.3 L F, CN-R85mm T1.3 L F e CNR135mm T2.2 L F. Essa inovação técnica agrega ainda mais valor ao formato único do “One Take Show”.
Sobre o “One Take Show”
O “One Take Show” é a primeira série musical brasileira com performances filmadas em um único take. Os diretores Diana Boccara e Leo Longo (duo Couple of Things) convidam artistas para cantar músicas autorais e transformam as apresentações em histórias em plano sequência, sem cortes.