Home / Literatura / 90 anos sem Pessoa: Obra completa de Ricardo Reis é lançada

90 anos sem Pessoa: Obra completa de Ricardo Reis é lançada

90 anos sem Pessoa: Obra completa de Ricardo Reis é lançada

Para celebrar os 90 anos da morte de Fernando Pessoa, a Tinta-da-China Brasil lança a Obra Completa de Ricardo Reis. O livro reúne, pela primeira vez, toda a prosa e poesia do heterônimo, incluindo textos inéditos, novas leituras e imagens dos manuscritos.

Ricardo Reis: o heterônimo em detalhes

Organizado por Jerônimo Pizarro e Jorge Uribe, o volume traz textos clássicos de Reis, como as famosas odes e o prefácio aos poemas de Alberto Caeiro, na grafia original de Pessoa. A edição conta com capa dura serigrafada e design de Vera Tavares.

Ricardo Reis, embora oficialmente nascido em 1887, foi concebido em 1914. Em 1919, saiu de Portugal, exilado, com destino incerto. Mas como um médico defensor do paganismo poderia ser monárquico?

Em 1935, Reis escreveu o poema “Vivem em nós innumeros”. Segundo os organizadores, dentro de Reis também viveram inúmeros: o neoclássico antagonista do Integralismo Lusitano, o prefaciador de Caeiro, o médico semi-helenista, entre outros.

Reis representa o mundo antigo dentro do mundo moderno, e a sua modernidade está inscrita no caráter paradoxal da sua existência.

— Jerônimo Pizarro e Jorge Uribe, organizadores da obra

A modernidade clássica de Ricardo Reis

Mário de Sá-Carneiro, ao ler as odes, escreveu a Pessoa: “Conseguiu realisar uma ‘novidade’ classica, horaciana. Pois tal é a impressão que elas me deixaram. Não sei porquê, contêm elementos novos — emtanto são classicas, pagãs”.

A edição da Tinta-da-China Brasil

Esta edição se diferencia por reunir a obra completa em poesia e prosa de Ricardo Reis. Além disso, apresenta os poemas que o consagraram como mestre da impessoalidade lírica, sua prosa crítica e filosófica, os prefácios para Alberto Caeiro, inéditos, variantes textuais e notas biográficas. O livro encerra uma trilogia na Coleção Pessoa, com as obras de Caeiro, Campos e Reis.

Outro ponto importante é o rigor no estabelecimento do texto, que oferece os escritos na grafia original de Pessoa. Conforme os organizadores, um aspecto único dos textos ricardianos é a ortografia, que Pessoa arcaíza, aumentando os ecos das línguas grega e latina no repertório português.

Ainda de acordo com os organizadores, são estes traços reiterados que tornam mais ‘pessoal’ o estilo de Ricardo Reis. A edição segue uma ordem cronológica, com atenção ao ritmo, à métrica e à estrutura dos poemas. Para Pizarro e Uribe, ler Reis nesta Obra completa é lê-lo de forma mais decifrada, completa e diacrônica.

Sobre Fernando Pessoa

Fernando Pessoa (1888-1935) é o principal elo literário de Portugal com o mundo. Sua obra plural representa um autêntico patrimônio coletivo. Algumas de suas personagens, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, foram denominadas “heterônimos”.

Diretor e colaborador de várias revistas literárias, autor do Livro do desassossego e “correspondente estrangeiro em casas comerciais”, Pessoa deixou uma obra universal em três línguas.

Marcado:

Deixe um Comentário